February 20, 2008

Projecto Anti-Convenção - INCONEXO

27 Fevereiro - 22h - FEUP - Sala B116
O Teatro, como arte milenar que é, sofre o estigma dos clássicos. Grande parte da actual produção teatral recorre com frequência às obras já repetidamente revisitadas de autores célebres. Apesar de ser um trabalho legítimo e necessário, acaba por ser igualmente um reflexo do marasmo criativo em que se caiu e é sintoma de uma certa preguiça artística de que sofrem muitas das actuais companhias teatrais. O Engenharte, sem grandes presunções e consciente do risco que representa esta via, apresenta aqui um espectáculo criado colectivamente e de raiz pelo próprio grupo.

Em Inconexo, criou-se um mundo paralelo, com recurso à própria imaginação dos seus intervenientes e de vários processos como a escrita criativa, a improvisação e a pesquisa das várias temáticas que se propuseram abordar. Nele convivem estranhas personagens: um pugilista que se prepara para um insólito combate, um cientista louco que criou uma estranhíssima criatura em gestação no ventre de uma simples empregada a dias, uma psicanalista desvairada que conta com a ajuda da sua ainda mais desvairada filha e um agricultor que busca desesperadamente o seu sonho: comprar um tractor.

Longe de se preocupar com lógicas naturalistas, este espectáculo é mais um retrato distorcido da condição humana e das suas idiossincrasias. É, em suma, pura imaginação e, acima de tudo, o prazer de criar.
António A. Silva

1 comment:

Anonymous said...

Olá Filipa!

Deixo aqui o meu blog para mantermos contacto. www.pasteldevento.blog.com

Bjinhos,

Leticia Portugal