May 26, 2009

RAIZ DI POLON

Apresento-vos um grupo de dança de Cabo-Verde, RAIZ DI POLON.
Os ensaios do grupo são abertos a toda a gente, e toda a gente é muito bem recebida.
Estou a gostar bastante, e como parece-me que são bastante bons, faço-vos aqui uma breve apresentação, para ficarem com o nome no ouvido, e quando eles forem a Portugal ou “Alemanhas” (Filipa.. :) ), ou qualquer outro sitio, não falhem porque vale mesmo a pena.

Sinto-me um menino nos ensaios! :)


"RAIZ DI POLON foi fundado, em 1991, em Cabo Verde, como um dos muitos grupos de dança cabo-verdianos que existem nas várias ilhas do arquipélago.
Em 1994, entraram em contacto com a dança contemporânea europeia, através do projecto e espectáculo Dançar Cabo Verde , de Clara Andermatt e Paulo Ribeiro, e ficaram fascinados. Alguns dos bailarinos da companhia continuaram a dançar nas peças ‘cabo-verdianas' de Clara Andermatt, e Raiz di Polon começou a organizar workshops e aulas de dança em Cabo Verde , no âmbito do projecto dançar o que é nosso .



A partir daí, os membros da companhia embarcaram por um caminho difícil, mas extremamente cativante, na procura de novos rumos para a dança cabo-verdiana.
Em 1997, Raiz di Polon criou a sua primeira peça de dança contemporânea, “Até ao fim”, que foi apresentada em Cabo Verde e Portugal.
Depois criaram “Pêtu”, da autoria de Mano Preto, por encomenda do festival danças na cidade 99, tendo estreado em Lisboa, em Novembro 1999. “CV Matrix 25” foi a seguinte criação, e em 2001 “Konquista”, ambas com estreias no Centro Cultural de Belém – Lisboa.


Em 2002, e novamente a convite do Festival Danças na Cidade, as duas bailarinas da companhia criam, em colaboração com a coreógrafa Portuguesa Margarida Mestre, “Duas sem Três”, apresentado também no Centro Cultural de Belém. Em Novembro 2003, a peça ganhou o Prémio Especial do Júri nos 5ºs Encontros Coreográficos da África e do Oceano Índico. ‘Ruínas' é a última criação do grupo, tendo estreado no Festival Internacional de Teatro do Mindelo, em Cabo Verde , em Setembro de 2003, e tendo sido premiado com a Medalha de Prata nos 5ºs Jogos da Francofonia em Niamey, Níger, em Dezembro de 2005.
Raiz di Polon apresentou até agora os seus trabalhos em Portugal, Cabo Verde, Alemanha, Luxemburgo, Madagáscar, Holanda, Roménia, Croácia, Dinamarca, País de Gales, Bélgica, Senegal, Brasil, Cuba, Suiça, Mali, Estados Unidos, Inglaterra, Djibuti, Etiópia, Uganda, Moçambique, Zâmbia, Malaui, Zimbabué, Namíbia, Suazilândia, África do Sul, Maurício, Comoros, Ruanda, Burundi, Eritreia, Quénia e Níger.



Desde 1998 Raiz di Polon desenvolve um trabalho pioneiro de promoção de dança contemporânea, sendo parceiro de Danças na Cidade no projecto Dançar o que é Nosso – cooperação entre África, América Latina e Europa ao nível da dança. Acolheram até ao momento nove Residências de Formação na Praia e no Mindelo."


Aqui vai o site deles: :)

http://raizdipolon.blogspot.com/

No comments: